O SAAE ALERTA SOBRE O LANÇAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA NA REDE DE ESGOTO

A rede coletora de esgoto e de águas pluviais (provenientes de chuvas) são independentes, têm dimensões e destinos diferentes. O...

A rede coletora de esgoto e de águas pluviais (provenientes de chuvas) são independentes, têm dimensões e destinos diferentes. O material coletado na rede de esgoto é encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto ETE .

Já a água coletada nas galerias de águas pluviais é destinada aos córregos da cidade. Por isso, a interligação entre as duas redes não é permitida.

Caso a rede de águas pluviais seja ligada à rede de esgoto, pode haver uma sobrecarga no volume do material coletado, o que pode levar à obstrução da tubulação e extravasamento de esgoto. Se o esgoto for ligado à rede de águas pluviais será encaminhado aos córregos da cidade sem o devido tratamento.

A água de chuva que desce pela calha, quando é lançada nos ralos também sobrecarrega a rede de esgotos, por isso procure instalar calhas que escoam a água direto para a rua e não ligue os ralos de recepção de águas pluviais na rede de esgotos.

Os mesmos cuidados devem ser tomados, caso você possua uma fossa séptica.

A rede coletora de esgotos é importante para sua saúde, cuide bem dela.

 

O bom funcionamento da rede de esgotos depende de todos. Faça a sua parte!

 

Skip to content